Curso Análise e Monitoramento de Clientes e Concorrentes

O objetivo de se fazer análises competitivas é o de entender mais profundamente o mercado e os competidores a fim de desenvolver estratégias que tragam vantagens competitivas e melhoria de performance da empresa de maneira contínua. Você vai  aprender técnicas de inteligência relacionadas à coleta e análise de informações de clientes e concorrentes de maneira a contribuir para a construção das vantagens competitivas da organização.

Conhecer os competidores significa identificar suas estratégias e planos futuros, predizer suas respostas frente a ações de mercado, identificar suas capacidades e compreender suas crenças e forma de pensar. O objetivo é o de tentar antecipar os seus movimentos estratégicos a fim de se contrapor a tempo às suas ações.  Conhecer as necessidades e desejos dos clientes, é criar condições para conquistar maiores fatias de mercado, desenvolver produtos vencedores, promover programas de fidelização e atuar de maneira mais eficaz e assertiva. Unindo estes dois conhecimentos a empresa estará mais preparada para desenvolver estratégias vencedoras no mercado.

Programa:

Conceitos Chaves de inteligência

  • O contexto do trabalho de inteligência
  • O ciclo de inteligência
  • Como agrega valor à empresa
  • A definição do projeto de inteligência

Informações e fontes

  • O valor da informação
  • Como lidar com o problema de excesso de informações
  • Tipologia de fontes
  • Combinando fontes secundárias e primárias de forma produtiva
  • As redes de colaboração

A Qualidade das informações disponíveis

  • Critérios de classificação
  • Checking de confiabilidade
  • Organização das informações

O Processo de Monitoramento

  • Definição de sinais fracos e indicadores
  • Análise de riscos e incertezas
  • Estabelecendo o objeto do monitoramento
  • O sistema de Early Warning
  • O processamento e análise dos indicadores

Análise de Competidores

  • Entendendo o escopo da análise
  • O modelo “4 Corners” de Porter
  • Identificando capacidades: pontos fortes e fracos
  • A análise: criando inteligência de competidores
  • A comunicação do produto de inteligência

Overview de outras Ferramentas analíticas

  • Análise da indústria
  • Cadeia de valor
  • SWOT + VRIO
  • Perfil de executivos
  • War game

Técnicas de Análise de clientes

  • Segmentação e posicionamento
  • Valor do cliente
  • Régua de Relacionamento
  • Geomarketing
  • Win Loss
  • Modelagens estatísticas

Carga Horária: 16 horas

 

Sócio-diretor de consultoria focada na implantação e no desenvolvimento da Inteligência Estratégica e Competitiva nas organizações. Especialista em metodologias baseadas no dialogo e interação que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de lideres e equipes. Professor do Curso de MBA em “Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica” da FIPE. É palestrante frequente em Seminários, Conferências e empresas. Atuou por 25 anos em organizações nacionais e estrangeiras gerenciando áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM de São Paulo, tem especialização em Novos Negócios pela Harvard Business School, Master em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International e pós graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. É diretor do Chapter Brasil da SCIP-Strategic and Competitive Intelligence Professionals. Em 2014 foi agraciado com o premio Catalyst Award pela SCIP USA como profissional de destaque mundial em Estratégia e Inteligência Competitiva.

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