O objetivo de se fazer análises competitivas é o de entender mais profundamente o mercado e os competidores a fim de desenvolver estratégias que tragam vantagens competitivas e melhoria de performance da empresa de maneira contínua. Você vai aprender técnicas de inteligência relacionadas à coleta e análise de informações de clientes e concorrentes de maneira a contribuir para a construção das vantagens competitivas da organização.
Conhecer os competidores significa identificar suas estratégias e planos futuros, predizer suas respostas frente a ações de mercado, identificar suas capacidades e compreender suas crenças e forma de pensar. O objetivo é o de tentar antecipar os seus movimentos estratégicos a fim de se contrapor a tempo às suas ações. Conhecer as necessidades e desejos dos clientes, é criar condições para conquistar maiores fatias de mercado, desenvolver produtos vencedores, promover programas de fidelização e atuar de maneira mais eficaz e assertiva. Unindo estes dois conhecimentos a empresa estará mais preparada para desenvolver estratégias vencedoras no mercado.
Programa:
Conceitos Chaves de inteligência
Informações e fontes
A Qualidade das informações disponíveis
O Processo de Monitoramento
Análise de Competidores
Overview de outras Ferramentas analíticas
Técnicas de Análise de clientes
Carga Horária: 16 horas
Sócio-diretor de consultoria focada na implantação e no desenvolvimento da Inteligência Estratégica e Competitiva nas organizações. Especialista em metodologias baseadas no dialogo e interação que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de lideres e equipes. Professor do Curso de MBA em “Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica” da FIPE. É palestrante frequente em Seminários, Conferências e empresas. Atuou por 25 anos em organizações nacionais e estrangeiras gerenciando áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM de São Paulo, tem especialização em Novos Negócios pela Harvard Business School, Master em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International e pós graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. É diretor do Chapter Brasil da SCIP-Strategic and Competitive Intelligence Professionals. Em 2014 foi agraciado com o premio Catalyst Award pela SCIP USA como profissional de destaque mundial em Estratégia e Inteligência Competitiva.
Curso de CSC (Centro de Serviço Compartilhado) – Online – Transmissão ao Vivo
Prof. Carlos Magalhães
Mais Informações
Curso Avançado em Técnicas de Coleta de Informações – Online – Transmissão ao Vivo
Mais Informações
Curso de Governança Corporativa e Compliance
Mais Informações
Curso Análise e Monitoramento de Clientes e Concorrentes
Mais Informações
Curso de Estruturação da Área de Inteligência Competitiva
Mais Informações