Curso Avançado em Técnicas de Coleta de Informações

Um dos grandes desafios dos profissionais de inteligência é saber lidar com a enorme quantidade de informações existentes no mundo e que são produzidas de maneira cada vez mais intensa e rápida. Muitas vezes este excesso leva a uma falta de discernimento do que é útil ou não, levando o analista a perder produtividade e a gastar muito tempo na coleta e pouco no tratamento e análise para fornecer uma inteligência de qualidade aos decisores. Inverter esta equação exige preparo e técnica.

O objetivo deste curso é capacitar os participantes a estruturar um trabalho de coleta usando as melhores práticas do mercado. Entender como coordenar a operação e como obter informações mais relevantes de fontes primárias e secundárias.

Neste curso você vai aprender a :

  • Planejar o trabalho de coleta
  • Otimizar a coleta em função do tipo de análise que se irá aplicar
  • Entender as relações entre os diversos tipos de fontes
  • Usar técnicas para dar maior produtividade ao seu trabalho
  • Coletar informações de fontes humanas
  • Qualificar as informações
  • Entender como as várias metodologias de análise se inter-relacionam

Programa:

  1. O Planejamento da Coleta
  •  Definindo objetivos e propósitos a partir do problema de inteligência
  • Construindo um “framework” para a coleta
  • A combinação eficaz dos diferentes tipos de fontes
  • O uso eficaz de pesquisas no trabalho de inteligência
  • Características dos profissionais de coleta
  1. As Fontes Secundárias
  •  Lidando com o excesso de informações disponíveis
  • O valor das fontes secundárias
  • Vieses cognitivos na coleta
  • Quando terceirizar?
  • As fontes menos convencionais
  1. A Coleta pela Internet
  •  Um mundo de informações na ponta dos dedos
  • Ferramentas de busca
  • Usando a web 2.0 a seu favor
  1. Redes de Coleta
  •  Entendendo o que são redes
  • Importância no trabalho de inteligência
  • Como mobilizar e obter participação
  • Usando as redes para coletar informações
  1. Técnicas de Coleta de Fontes Humanas
  • Os comportamentos comuns às pessoas
  • Entrevistas
  • Conversas produtivas
  1. A Coleta por Telefone
  •  A preparação para uma ligação de sucesso
  • Posturas e voz
  • A interação
  1. A Coleta em Feiras e Eventos
  •  Características de uma feira
  • Organizando a participação e preparando o seu time
  • Logística e operação
  • Compilação dos resultados
  1. Avaliação e Organização das Informações
  •  A Qualificação das informações
  • Classificação e armazenamento
  • Pré-análise 
  1. Adicionando valor às informações – a Análise
  •  As famílias de metodologias e suas aplicações
  • Trabalhando com hipóteses
  • A Inteligência coletiva – redes de análise

Carga Horária: 16 horas

 

Sócio-diretor de consultoria focada na implantação e no desenvolvimento da Inteligência Estratégica e Competitiva nas organizações. Especialista em metodologias baseadas no dialogo e interação que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de lideres e equipes. Professor do Curso de MBA em “Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica” da FIPE. É palestrante frequente em Seminários, Conferências e empresas. Atuou por 25 anos em organizações nacionais e estrangeiras gerenciando áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM de São Paulo, tem especialização em Novos Negócios pela Harvard Business School, Master em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International e pós graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. É diretor do Chapter Brasil da SCIP-Strategic and Competitive Intelligence Professionals. Em 2014 foi agraciado com o premio Catalyst Award pela SCIP USA como profissional de destaque mundial em Estratégia e Inteligência Competitiva.

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Curso

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Curso