Curso Avançado em Técnicas de Coleta de Informações – Online – Transmissão ao Vivo

Curso Avançado em Técnicas de Coleta de Informações – Online

Online – Transmissão ao vivo
Utilização do App de Webconferência ZOOM

Um dos grandes desafios dos profissionais de inteligência é saber lidar com a enorme quantidade de informações existentes no mundo e que são produzidas de maneira cada vez mais intensa e rápida. Muitas vezes este excesso leva a uma falta de discernimento do que é útil ou não, levando o analista a perder produtividade e a gastar muito tempo na coleta e pouco no tratamento e análise para fornecer uma inteligência de qualidade aos decisores. Inverter esta equação exige preparo e técnica.

O objetivo deste curso é capacitar os participantes a estruturar um trabalho de coleta usando as melhores práticas do mercado. Entender como coordenar a operação e como obter informações mais relevantes de fontes primárias e secundárias.

Neste curso você aprenderá a :

  • Planejar o trabalho de coleta
  • Otimizar a coleta em função do tipo de análise que se irá aplicar
  • Entender as relações entre os diversos tipos de fontes
  • Usar técnicas para dar maior produtividade ao seu trabalho
  • Coletar informações de fontes humanas
  • Qualificar as informações
  • Entender como as várias metodologias de análise se inter-relacionam

Conteúdo Programático:

  1. O Planejamento da Coleta

  • Definindo objetivos e propósitos a partir do problema de inteligência
  • Construindo um “framework” para a coleta em fontes primárias e secundárias – estruturação da busca
  • A combinação eficaz dos diferentes tipos de serviços de informação e das ferramentas de monitoramento das redes sociais
  • O uso eficaz de
    • pesquisas de mercado
    • fontes de dados brutos
    • patentes
  • Características dos profissionais de coleta
  1. As Fontes Secundárias

  • Lidando com o excesso de informações disponíveis
  • O valor das fontes secundárias
  • Vieses cognitivos na coleta
  • Quando terceirizar?
  • As fontes menos convencionais
  1. A Coleta pela Internet

  • Um mundo de informações na ponta dos dedos
    • Busca avançada
    • Atitude racional e analítica: “click restraint” e “lateral reading”
    • Qualificação das informações – enfrentamento da desinformação
    • Identificação de fontes idôneas: alguns parâmetros
    • Classificação e armazenamento
  • Ferramentas de busca
  • Usando as mídias sociais a favor do negócio e da carreira
  1. Redes de Coleta

  • Entendendo o que são redes
  • Importância no trabalho de inteligência
  • Como mobilizar e obter participação
  • Usando as redes para coletar informações
  1. Técnicas de Coleta de Fontes Humanas

  • Os comportamentos comuns às pessoas
  • Entrevistas
  • Conversas produtivas – técnicas de elicitação
  1. A Coleta por Telefone

  • A preparação para uma ligação de sucesso
  • Posturas e voz
  • A interação
  1. A Coleta em Feiras e Eventos

  • Características de uma feira
  • Organizando a participação e preparando o seu time
  • Logística e operação
  • Compilação dos resultados
  1. Adicionando valor às informações – a Análise

  • As famílias de metodologias e suas aplicações
  • A Inteligência coletiva – redes de análise

Carga Horária: 16 horas

Facilitadores:

Fernando Domingues Jr

Sócio-diretor da Mentor Consulting, consultoria focada na implantação e no desenvolvimento da Inteligência Estratégica e Competitiva nas organizações.

Especialista em metodologias baseadas no diálogo e interação que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de líderes e equipes.

Atualmente é Head da I2AI International Association of AI em Portugal. Uma associação que atua para conectar o ecossistema de Inteligência Artificial e difundir o uso de suas tecnologias e aplicações.

É palestrante frequente em Seminários, Conferências e empresas. Atuou por 25 anos em organizações nacionais e estrangeiras gerenciando áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM de São Paulo, tem especialização em Novos Negócios pela Harvard Business School, Master em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International e pós-graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Foi um dos fundadores do Chapter Brasil da SCIP-Strategic and Competitive Intelligence Professionals. Em 2014 foi agraciado com o prêmio Catalyst Award pela SCIP USA como profissional de destaque mundial em Estratégia e Inteligência Competitiva.

Vera Lúcia Vieira

Carreira de mais de 30 anos desenvolvida no campo da educação, pesquisa para tomada de decisão e jornalismo. Passagem pelos segmentos da indústria (química e papel e celulose) e de serviços (escolas, jornal e consultoria de outplacement).

Consultora em coleta de informações aplicadas ao negócio, posicionamento nas redes sociais (pessoas e negócios), preparação para entrevistas de emprego, redação de e-mails corporativos e curadoria de conteúdo.

Formadora de professores no projeto Educa Mídia, do Instituto Palavra Aberta.

Formação em Letras Francês-Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Membro da Association of Independent Information Professionals (AIIP) e da Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL). Voluntária no Comitê de Comunicação da Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP Brasil).

Para demais dúvidas sobre o curso Avançado em Técnicas de Coleta de Informações pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Mensagem(Opcional)

Curso

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Mensagem(Opcional)

Curso