Curso de Estruturação da Área de Inteligência Competitiva

Curso de Estruturação da Área de Inteligência Competitiva

As organizações vivem num mundo de paradoxos onde ao mesmo tempo em que há o aumento da complexidade dos negócios e do volume de informações disponíveis, exige-se maior agilidade na tomada de decisões. Para minimizar este dilema as empresas percebem a importância de estruturar uma equipe que consiga permanentemente avaliar as mudanças no ambiente externo e propor alternativas de adaptação que garanta a competitividade da organização no longo prazo. A iniciativa de implantar práticas de inteligência ganha relevância e analistas são mobilizados para executar a tarefa. O objetivo deste curso é dar uma introdução aos conceitos e fornecer uma visão prática de como realizar essa implantação com sucesso.

Programa:

Conceitos de Inteligência Estratégica e Competitiva

  • Inteligência e o processo de tomada de decisões
  • O ciclo de inteligência
  • Fatores críticos de sucesso para a implantação de práticas de inteligência
  • A questão da Ética em IC

Estruturação da inicitativa de Inteligência

  • Etapas do desenvolvimento de um programa de inteligência
  • Qual o melhor posicionamento para a função de IC
  • O Planejamento
  • As funções em uma equipe de IC

Os clientes da área e suas necessidades

  • O relacionamento da equipe de IC e os tomadores de decisão
  • Como identificar e definir os problemas-chave (KITs)
  • Definição dos produtos de inteligência

A coleta de informações

  • Informações de fontes primárias e secundárias
  • O planejamento da coleta
  • Pesquisas secundárias – importância e restrições
  • Coleta em fontes primárias (humanas) – vantagens e técnicas
  • As redes internas e externas
  • A qualificação das informações coletadas

A Análise – o coração do trabalho de Inteligência

  • O que significa fazer análise?
  • Definição do foco da análise
  • Vantagens em usar metodologias
  • Métodos mais utilizados em Inteligência
  • Exercícios de fixação das metodologias mais consagradas (SWOT, VRIO, 5 Forças de Porter, Análise de competidores)

A Disseminação da Inteligência

  • Estruturando relatórios de IC
  • Questões práticas na comunicação de inteligência: formato e contéudo
  • A importância do feedback
  • Avaliação dos resultados de IC

Carga Horária: 16 horas

Maiores Informações sobre o curso de Estruturação da Área de Inteligência Competitivapelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

Sócio-diretor de consultoria focada na implantação e no desenvolvimento da Inteligência Estratégica e Competitiva nas organizações. Especialista em metodologias baseadas no dialogo e interação que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de lideres e equipes. Professor do Curso de MBA em “Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica” da FIPE. É palestrante frequente em Seminários, Conferências e empresas. Atuou por 25 anos em organizações nacionais e estrangeiras gerenciando áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM de São Paulo, tem especialização em Novos Negócios pela Harvard Business School, Master em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International e pós graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. É diretor do Chapter Brasil da SCIP-Strategic and Competitive Intelligence Professionals. Em 2014 foi agraciado com o premio Catalyst Award pela SCIP USA como profissional de destaque mundial em Estratégia e Inteligência Competitiva.

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Mensagem(Opcional)

Curso

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Mensagem(Opcional)

Curso