Seminário de Gestão de Energia: Redução de Custos e Eficiência Industrial

Seminário de Gestão de Energia realizado em 26 de outubro de 2018 em São Paulo


Seminário Gestão de Energia:

Redução de Custos e Eficiência Industrial

São Paulo, 26 de outubro de 2018 – Slaviero Executive Jardins

Está provado que a gestão de energia pode proporcionar muita economia e consequente maior lucratividade à empresa. Em tempos de crise, a redução de custos e de consumo mais a eficiência energética são um fenomenal resultado para a indústria propiciado pela implementação de sistema de gestão de energia.

Com os constantes reajustes nacionais das tarifas elétricas, muitas soluções e tecnologias rompem no mercado com promessas fabulosas de redução que entram na pauta dos gestores como o mercado livre, geração fotovoltaica e iluminação LED. É certo que o nível de automatização e digitalização gera maior eficiência energética, porém, há muito potencial ainda a ser desenvolvido em assuntos mais fundamentais como sistemas de gestão, indicadores de desempenho e medição de consumo.

Neste seminário, você saberá o que e como as grandes empresas estão fazendo para desenvolver seus sistemas de gestão de energia apesar dos reveses da economia e, muitas vezes, em função deles, garantindo maior êxito industrial e se destacando da concorrência.

Entender como avaliar essas soluções dentro de um contexto maior é fundamental para garantir que as reduções de consumo sejam recorrentes e não apenas ações pontuais.

Além da redução de custos, a gestão energética possibilita também ganhos ambientais e sociais que sinalizam um senso de sustentabilidade total nas demandas cada vez mais presente.  As empresas estão mais e mais interessadas em diminuir as emissões de carbono, reduzindo assim sua pegada de carbono para promover uma imagem e reputação robustas.

Mostraremos neste seminário que gerir o consumo de energia não precisa ser um trabalho desgastante e oneroso, e que os resultados são muito melhores se este esforço estiver sempre presente e integrado nos processos normais da organização como um todo.

Venha se inteirar também sobre as novas políticas do setor. Em 2019, será lançada a revisão da Norma ISO 50001, que foi publicada em 2011 e estabelece processos para melhorar o desempenho energético. Como se sabe, o Brasil ainda não tem cultura de gestão energética por não existir um precedente de norma relacionada. Países como Japão tem obrigatoriedade de implementação de sistemas de gestão e nos Estados Unidos há instrumentos de certificação mais avançados (third-party: SEP).

Neste seminário, você conhecerá as estratégias de gestão de energia, que levaram a redução de custos, eficiência energética e melhoria de qualidade industrial com consequente aumento de lucratividade, adotadas pelas empresas L’Oréal, WegMercedes-Benz, Bemis e Baxter.

Venha participar, fazer networking, trocar ideias e se preparar para os desafios do seu dia a dia.

Programa de Palestras

08h30 – Credenciamento

09h00 – Gestão Energética: Novidade, Exigência ou Oportunidade?

  • Redução de custos e aumento de competitividade com um bom sistema de gestão energética
  • Impacto ao meio ambiente: regulação, tarifação, compromissos e tendências
  •  Papel da digitalização industrial para a eficiência energética

Alexandre Schinazi – Diretor Técnico da Mitsidi Instrutor do curso de Gestão de Energia da BCN

Profissional da área de Eficiência Energética e Construções Sustentáveis, é Engenheiro Ambiental formado pela PUC-Rio, com grau de Master em Engenharia pela École Centrale Marseille, na França. Possui pós-graduação em Gestão de Energia pela Câmara Brasil-Alemanha no curso EUREM (European Energy Manager), com foco principal no setor industrial. Na Mitsidi Projetos, já coordenou e realizou dezenas de diagnósticos energéticos em edifícios e indústrias e liderou múltiplos projetos de estudos sobre o setor de energia com entidades nacionais e internacionais. Tem ministrado inúmeros cursos, treinamentos e palestras na área, é credenciado pelo USGBC como LEED AP BD+C e O+M e pela EVO como CMVP (Certified M&V Professional).

Hamilton Ortiz – Coordenador de Eficiência Energética Industrial da Mitsidi

Mestre em Engenharia Mecânica pela FEM-Unicamp, é Auditor da NTC ISO 50001. Trabalhou implementando projetos de eficiência energética e Sistemas de Gestão energética, inicialmente no setor de Oil & Gas e posteriormente como consultor para diferentes indústrias. É autor de artigos científicos apresentados em congressos e revistas internacionais, relacionados com Análise Termodinâmica de sistemas térmicos.

10h30 – Coffee Break

10h50 – A transição energética da L’Oréal Brasil

  • Sustentabilidade (Foco em mudanças climáticas)
  • Roadmap L’Oréal de Energia Elétrica
  • Resultados Financeiros em %

Caio Lima – Analista de Projetos da L’Oréal Brasil

Engenheiro de produção cursando MBA em Gestão de Projetos na FGV-RJ, ingressou na L’Oréal em 2016 como estagiário com a missão de migrar 6 das 8 unidades operantes no Mercado Livre de Energia – incorporando todo o escopo migratório (criação de agentes na CCEE; Construção/Adequação dos cubículos de medição das plantas; Análise, gerenciamento e previsão dos consumos das unidades; etc); Gerente do Projeto Papillon – Instalação de Usina Fotovoltaica no telhado do INNOVA (Centro de Pesquisa e Inovação L’Oréal Brasil) com um total de 1.200 módulos e com potência de 390 kWp; Responsável corporativo pelo input de iniciativas de gestão energética nas unidades L’Oréal Brasil, bem como implantação de projetos de autoprodução energética.

Gerald Vincent – Diretor de ETNEHS da L’Oréal Brasil

Formado em Gestão Ambiental e Eco-desenvolvimento no IG2E de Lyon na França. Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de Projetos, Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Facilities. Na L´Oréal Brasil coordena o pilar de Produção Sustentável do programa SHARING BEAUTY WITH ALL, com resultados expressivos na redução das emissões de CO2 (-71%), consumo de água (-40%) e geração de resíduos sólidos (-30%) em todos os sites operacionais (resultados 2017 Vs 2005). No tema gestão de energia, a L´Oréal Brasil foi nomeada “Best company in Climate Change” in 2017 pela revista EXAME com base nos seus resultados e iniciativas nesta área como: Caldeiras “Flex”, geração de energia solar e transição energética.

11h50 – Eficiência Energética em sistemas motrizes

  • ISO 50001
  • Panorama de Eficiência Energética
  • Legislação de rendimentos em sistemas motrizes e oportunidades

Sidnei Amano – Chefe de vendas SP da Weg

Engenheiro Eletricista e Pós-Graduado em gestão de negócios, experiência em motores elétricos, oficina e gestão de manutenção, especialista em eficiência energética em sistemas motrizes, integrante da Abesco e tendo realizado vários estudos em diversos segmentos.

12h50 – Almoço

14h20 – Eficiência energética com foco em gestão de contratos de Energia Elétrica

  • Visão sobre as influências que provocam variações dos custos com Energia Elétrica
  • Case Mercedes-Benz Brasil com valores de consumo específico nos últimos 5 anos e tendências futuras
  • Ações concretas de gestão e planejamento

Celso Modesto – Gerente de Abastecimento Elétrico na Mercedes-Benz do Brasil

Responsável pelo abastecimento elétrico, SPDA ,Telecom, sistemas de combate a incêndio e automação de utilidades da Planta Mercedes Benz do Brasil em São Bernardo do Campo – SP.
Coordena um time formado por equipe própria e também por terceiros. Gestão em parceria com a CCEE atuando no mercado livre de energia. Atuou como Gerente de Importação, Gerente de Manutenção Industrial e Engenheiro de Manutenção na Mercedes. É Master of Business Administration (MBA) pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Master of Engineering (M.Eng.) pela Fundação Vanzolini, Engineer’s degree pela Universidade São Judas Tadeu.

15h20 – Benefícios da ISO 50.001 na Gestão de Energia

  • Certificação ISO 50.001
  • Medição/Verificação (M&V)
  • Eficiência Energética

Nilson Zenhan Nakazato – Especialista em Eficiência Energética da Bemis

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduado em Eficiência Energética pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com experiência no acompanhamento de faturas de concessionárias e mercado livre de energia (10 plantas industriais); implantação e manutenção da ISO 50.001 – Gestão de Energia; implantação de projetos de eficiência energética; realização de treinamentos e campanhas internas.

16h20 – Coffee Break

16h40 – Case Baxter em Gestão de Energia

  • Medição
  • Controle
  • Capacitação

Marcos Miguel Zuppa – Supervisor de Manutenção da Baxter Hospitalar

Engenheiro de Automação e Controle formado pela Universidade Anhanguera. Pós-Graduado em Administração para Engenheiro pela Fundação Educacional Inaciana – FEI. Há 22 anos na Baxter, com grande experiência em sistemas de medição voltados para o controle e gestão de energia. Certificado na norma ABNT NBR ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia e pela ERM International em Gestão de Energia (ISO 50001).

18h00 – Encerramento

Maiores Informações sobre o Seminário de Gestão de Energia pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

A BCN Treinamentos se reserva o direito de alterar o conteúdo do programa sem aviso prévio

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Curso

Solicitar Curso

Nome

E-mail

Telefone

Curso