Curso de Strategic Pricing

Curso de Strategic Pricing

Curso de Strategic Pricing – Online – Transmissão ao vivo

A precificação como Instrumento de Rentabilidade

Apresentação

No composto de marketing, os 4 P’s – produto, preço, praça e promoção, o preço é o único item que gera receita direta à organização. Uma pequena variação no preço praticado pode ter um impacto significativo (positivo ou negativo) na lucratividade. Toda empresa tem a possibilidade de trabalhar preços de uma maneira estratégica, considerando os diversos clientes, a segmentação do mercado, a concorrência, entre outros, em busca do melhor resultado econômico. Mas poucas fazem isso!

Adicionar determinada margem de lucro ao custo de produção de um produto ou da prestação de um serviço é uma maneira muito utilizada de precificação, mas está distante de ser a mais eficiente. Se fosse assim, todos os smartphones teriam um preço muito similar, mas não é isso que ocorre, pois os consumidores têm percepções diferentes sobre eles. Isto dá uma indicação da importância de se entender e saber controlar as variáveis que influenciam o valor de um produto ou serviço.

O curso de Strategic Pricing permitirá aos participantes a aplicação prática destes conceitos para a formação de preços, assim como definir um conjunto de ações para o desenvolvimento de um processo de precificação mais efetivo na melhoria da lucratividade.

Benefícios do curso de Pricing

Após o treinamento, o participante estará apto a:

Aplicar conceitos e ferramentas da gestão de preços no dia-a-dia dos negócios.

Identificar as atividades mercadológicas e financeiras que são impactadas pelas decisões de preços, com vistas ao atingimento dos objetivos organizacionais.

Analisar oportunidades de agregação de valor aos produtos e serviços fornecidos.

Elaborar um plano de melhorias para o processo de formação de preços da organização.

Público-alvo

Executivos dos departamentos de marketing, vendas, compras e finanças, responsáveis ou relacionados às decisões de preços.

Objetivos do Curso de Strategic Pricing    

  • Capacitar os participantes a aprimorar sua observação crítica das variáveis que impactam as decisões voltadas a preços, custos e resultados.
  • Proporcionar um entendimento sobre a dinâmica do processo de precificação.
  • Discutir estratégias alternativas de precificação, considerando as peculiaridades do negócio.

Conteúdo Programático do Curso de Strategic Pricing

Módulo 1: Formação De Preços

  • Ferramentas para determinação de preços de produtos e serviços
  • Relação entre ponto de equilíbrio, alavancagem e formação de preços
  • Formação de preço por custeio
    • Estabelecimento do preço usando o custo
    • Custo-meta
    • Cálculo de mark-up
    • Efeito da “tributação” sobre preços, margens e resultados
  • Aplicações práticas de custeio para indústria, comércio e serviços
  • Análise de sensibilidade de preço
    • Elasticidade-preço da demanda e tipo de bem
    • Preço maximizador de lucros (sujeito a restrições)
  • Indicadores (KPIs) para a formação de preços
    • Margem EBITDA x preço
    • Lucratividade x preço
    • Market-share x preço
    • Outros indicadores
  • Efeitos dos preços na margem de contribuição
    • Ponto de Equilíbrio Incrementa
    • Políticas para prática de preços e concessão de descontos

Módulo 2: Precificação Base Valor

  • Os dilemas de um mercado em movimento
  • O preço e a estratégia competitiva
  • Compreendendo a cadeia de valor
  • Decisões sobre preços de produtos e serviços
  • Comunicação de preço e valor
  • O preço inteligente

Carga Horária: 16 horas

Instrutor

  • Doutorando em Administração pela FGV
  • Mestre em Economia pelo Insper
  • Graduação em Administração pela USP
  • Atualmente é consultor e professor nas áreas de finanças e contabilidade.
  • Trabalhou em instituições financeiras como Banco Itaú, Banco Votorantim, Santander, Citibank, Banco ABC Brasil e Banco Safra
  • Experiência acadêmica nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Economia Geral, Mercado Financeiro e de Capitais, Risco, Administração Financeira, Matemática Financeira, Ciências Contábeis e Métodos Quantitativos em Economia

Instrutor

  • Doutor e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV com pesquisa sobre criação e captura de valor em relacionamentos interorganizacionais.
  • Engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão de Empresas pela ESPM e em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
  • Tem cerca de 20 anos de experiência executiva na indústria química, com atuação nas áreas de estratégia, vendas e marketing.
  • Desde 2010 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação em escolas de negócios de primeira linha.

Este treinamento também pode ser realizado in company no formato presencial ou online.

Mais Informações sobre o Curso de Strategic Pricing fale conosco através do WhatsApp (11) 3230-2714 ou no atendimento@bcntreinamentos.com.br.

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