Curso de Valuation – Avaliação de Empresas

Treinamento de Valuation

Curso de Valuation – Avaliação de Empresas

Técnicas e métodos para aumentar o valor do negócio

08 pontos no EPC (Educação Profissional Continuada do CRC / CFC)

Online – Transmissão ao Vivo – Utilização do App de Webconferência ZOOM

Ultimamente, as empresas têm compreendido que a palavra de ordem é o aumento do valor do negócio. A noção de valor, hoje possível de ser devidamente mensurada e gerida, passa a determinar o conjunto de ações que as empresas de sucesso realizam como centro de suas atividades. Este curso permitirá a empresários, executivos e gestores em geral compreenderem os vetores que geram valor de fato à organização e, a partir deles, administrar a empresa para, continuamente, aumentar seu valor perante clientes, fornecedores, funcionários e, sobretudo, proprietários.

Objetivos do Curso de Valuation

Apresentar os fundamentos modernos que as empresas buscam na teoria financeira para a mensuração de seu valor. Capacitar os participantes a criar e gerenciar as variáveis fundamentais do negócio, quer seja para vender a empresa para possíveis investidores, avaliar concorrentes ou mesmo dirigir a empresa sob o olhar da Gestão Baseada em Valor (GBV).

Público-alvo

Empresários, diretores e gerentes de empresas industriais, comerciais e de serviços, bem como demais interessados no aprendizado do tema.

Conteúdo Programático do Curso de Valuation

1. Importância do tema no contexto atual de mercado

  • A crescente demanda por operações de M&A
  • Motivos para se realizar uma avaliação da empresa
    • Fusão, Cisão e Aquisição
    • Remuneração Variável de Executivos (bônus)
    • GBV (Gestão Baseada em Valor)

2. Conceito e Aplicação da Gestão Baseada em Valor (GBV)

  • Valor: a fronteira atual da gestão dos negócios
  • Processo econômico-financeiro de criação de valor
  • Empresas de 4ª Geração Financeira

3. Estabelecimento de premissas: a parte vital do processo de avaliação

  • Análise crítica dos relatórios contábeis e gerenciais
  • Compreensão do setor e perspectivas
  • Projeção de variáveis macroeconômicas
  • Modelagem econômico-financeira e análise de fatores críticos
  • Análise SWOT fundamentada em estudos de correlação estatística
  • Definição dos constructos para projeção, bem como das premissas e limitações da análise da projeção

4. Estudo das variáveis fundamentais do negócio, barreiras de entrada e de saída e busca dos fundamentos do negócio e suas correlações com os agregados macroeconômicos e setoriais

5. Projeção dos principais elementos constitutivos de valor

  • EBITDA, EBIT e EBT
  • Impactos tributários e financeiros
  • Capital de Giro (Working Capital): NCG (Necessidade de Capital de Giro) e CDGP (Capital de Giro Próprio)
  • Despesas Operacionais (administrativas, comerciais e de produção)
  • OPEX (Operational Expenditure) e CAPEX (Capital Expenditure)

6. Cálculo da Taxa de Desconto (WACC)

  • Custo do Capital Próprio
  • Custo do Capital de Terceiros

7. Determinação do valor da empresa

  • Fluxo de Caixa Livre para a Empresa
  • Fluxo de Caixa Livre para o Acionista
  • Fluxo de Caixa Descontado
  • Análise de Múltiplos

8. Desenvolvimento de um caso prático para reforçar o aprendizado dos participantes

Carga Horária: 08 horas

Metodologia

Consistirá em exposição, discussão e debate dos conceitos e suas respectivas aplicações. Para a aplicação dos conceitos utiliza-se o “método do caso”, amplamente utilizado no mundo dos negócios e legitimado pela Harvard Business School. Serão disponibilizadas planilhas para apoiar o aprendizado e a aplicação dos conceitos.

Instrutor

  • Administrador de empresas, pós-graduação em finanças, mestre em controladoria e finanças (PUC-SP), cuja dissertação mereceu nota 10 com louvor, recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras.
  • Docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários. Ministra treinamentos e palestras empresariais.
  • Professor universitário há 25 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA) e FGV Strong.
  • Atuou como executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de US$ 100.000.000.
  • Consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de portes e segmentos diferenciados.
  • Autor dos livros: A Empresa Ágil (Nobel, 2000), Gerenciamento do Crédito (Manole, 2002), Administração para não Administradores (Saraiva, 2005), A Responsabilidade e O Social (Saraiva, 2007) e Contabilidade Intermediária (IESDE, 2010).

Informações Importantes

Formas de pagamento:
• Transferência/ Depósito/ PIX ou boleto: parcela única
• Cartão de Crédito: em até 4 vezes sem juros
• Nota de Empenho para empresas públicas

Pontos no EPC (Educação Profissional Continuada do CRC / CFC): 08 Pontos
AUD:08, PERITO:08, CMN:08, SUSEP:08, PREVICAUD:08, PROGP:08, PRORT:08, PREVIC:08
Empresa capacitadora pelo CRC-SP: Barcino Treinamento e Gestão Ltda. – SP – 00345

Modalidade: Transmissão Online – O curso será transmitido ao vivo e os alunos poderão assistir num computador que tenha acesso à internet. Os alunos poderão interagir com o instrutor, fazendo comentários e tirando suas dúvidas durante o curso.

Terminou o treinamento e ainda ficou com alguma dúvida?
Após o término do treinamento os alunos terão 30 dias para solucionar suas dúvidas com o professor por e-mail.

Este treinamento também pode ser realizado in company no formato presencial ou online.

Mais informações sobre o Curso de Valuation – Avaliação de Empresas fale conosco através do WhatsApp (11) 3230-2714 ou no Atendimento@BCNTreinamentos.com.br.

Efetuar a inscrição

    Solicitar Curso

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Mensagem(Opcional)

    Curso

      Solicitar Curso

      Nome

      E-mail

      Telefone

      Mensagem(Opcional)

      Curso