Curso de Recuperação Judicial – Riscos e Consequências para o Negócio – Online – Transmissão ao Vivo

curso-recuperação-judicial

Curso de Recuperação Judicial – Passo-a-Passo

Com o advento da Lei 11.101 de 2005 as empresas em dificuldades financeiras passaram a ter a possibilidade de negociar suas dívidas sob a observância de regras legais. Neste curso irá se discutir as causas tradicionais da dificuldade financeira, os profissionais atuantes no processo de recuperação judicial, os elementos constitutivos do plano de recuperação judicial e vantagens e riscos envolvidos nesta decisão.

A recuperação judicial pode ser um ótima oportunidade para salvar sua empresa de um momento difícil, porém devido a algumas especificidades da legislação o pedido de recuperação judicial pode ser negado. Faça este treinamento e aprenda o passo-a-passo de como realizar esta solicitação de forma correta para ser aprovada pelo judiciário.

Objetivos do Curso de Recuperação Judicial:

Prover o conhecimento necessário para lidar com as crises inerentes ao próprio desenvolvimento das organizações (crises internas) e as provocadas pelo ambiente (crises sistêmicas). A partir da devida compreensão das crises que podem ser administradas e previstas e aquelas que não se pode prever, as relacionadas ao sistema, caberá aos tomadores de decisão dirigir o negócio para sofrer os menores impactos possíveis.

Público-Alvo:

Gestores, sejam eles proprietários ou não de um negócio, de empresas que precisam tomar decisões complexas diante de um cenário cada vez mais instável e propenso a sofrer crises cada vez mais constantes e impactantes.

Conteúdo Programático do Curso de Recuperação Judicial:

Módulo I – Dificuldade Financeira: a ponta do iceberg

  • Crise de caixa ou crise final: a incapacidade das empresas em enxergarem o problema e não a consequência
  • Falta de controles, processos e conhecimento financeiro e suas consequências
  • Fatores precedentes da crise financeira
  • Análise da situação e tomada de decisão pela Recuperação Judicial

Módulo II – Plano de Recuperação Judicial (PRJ)

  • Lógica de construção: exposição de motivos, diagnóstico e prognóstico
  • A contabilidade como instrumento de análise e construção de premissas de projeção
  • Elementos indispensáveis na construção do PRJ
  • A Assembleia Geral de Credores: órgão máximo de decisão sobre o PRJ

Módulo III – A Lei 11.101

  • Requisitos para realizar o pedido de RJ
  • Etapas, ritos e procedimentos do processo
  • Adaptação do negócio às rotinas de uma empresa em RJ
  • Profissionais envolvidos na RJ e custos da recuperação judicial: advogado, consultor, contador, perito e administrador judicial

Módulo IV – Crimes Falimentares

  • Fraude contra credores
  • Favorecimento de credores
  • Exercício ilegal da atividade
  • Desvio de finalidade
  • Contabilidade fraudulenta

Carga Horária: 8 horas

Instrutor:

Formação acadêmica: administrador de empresas, pós-graduação em finanças, mestre em controladoria e finanças (PUC-SP), cuja dissertação mereceu 10 com louvor e recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras.

Experiência profissional: executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de US$ 100.000.000. Consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de todos os portes e segmentos.

Experiência acadêmica: docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários como CIESP, ESPM, IDORT, INTEGRAÇÃO, SGS e diversos sindicatos patronais. Professor universitário há 15 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA).

Escritor: Autor dos seguintes livros: A EMPRESA ÁGIL (Nobel, 2000), GERENCIAMENTO DO CRÉDITO (Manole, 2002), ADMINISTRAÇÃO PARA NÃO ADMINISTRADORES (Saraiva, 2005), A RESPONSABILIDADE SOCIAL (Saraiva, 2007) e CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA (Iesde, 2010). Além de diversos artigos publicados nos principais jornais.

Modalidade:

Transmissão Online – O curso será transmitido ao vivo e os alunos poderão assistir num computador que tenha acesso à internet. Os alunos poderão interagir com o instrutor, fazendo comentários e tirando suas dúvidas durante o curso.

Mais Informações sobre o curso de Recuperação Judicial – Riscos e Consequências para o Negócio pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

    Solicitar Curso

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Mensagem(Opcional)

    Curso

      Solicitar Curso

      Nome

      E-mail

      Telefone

      Mensagem(Opcional)

      Curso