6º Seminário de Excelência Operacional – Produtividade Industrial – Indústria 4.0 – Em busca de uma Fábrica Inteligente

Industria-4.0 - IOT - Smart Factory -

No dia 07 de Novembro de 2019 teremos a 7ª edição do

 Seminário de Excelência Operacional – Produtividade Industrial

Maiores informações sobre esse treinamento pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

Seminário realizado no dia 11 de Dezembro em São Paulo

Indústria 4.0 – Em busca de uma Fábrica Inteligente

A indústria 4.0 está provocando uma revolução tecnológica no chão de fábrica e transformando as linhas de montagem em verdadeiras fábricas inteligentes (smart factory). Trata-se de uma questão estratégica às empresas que desejam se modernizar, se destacar no mercado e construir uma vantagem concorrencial. A indústria 4.0 promove uma conectividade produtiva que promete aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, o que desperta o interesse dos executivos e empresários.

O conceito, que teve origem na Alemanha em 2011, revela uma tendência de automação total da manufatura e a criação de redes inteligentes cujo controle se dá de maneira autônoma ao longo de toda a cadeia produtiva. As máquinas passam a ter um funcionamento totalmente integrado, sendo determinante para o alcance de eficiência e competitividade. Por isso, vem sendo tratado por especialistas como a quarta revolução industrial.

Venha conhecer as práticas da Indústria 4.0 que apresentam uma nova forma de pensar os processos industriais. Por meio do controle dos processos, a produção ocorre à prova de erros, sem retrabalhos, o que reduz o custo operacional e aumenta a confiabilidade dos produtos fabricados, evitando a necessidade de recalls.

As linhas de montagem conectadas facilitam a integração do chão de fábrica com sistemas avançados de rastreabilidade que permitem a documentação da cadeia produtiva em tempo real, flexibilizando as linhas de produção e aprimorando a logística da empresa.

Ao conectar máquinas e sistemas, a Indústria 4.0 proporciona às fábricas capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas em processos e se adaptar a mudanças inesperadas que ocorrem nas etapas de produção. Isso significa uma nova era pois, com as fábricas inteligentes, diversos setores do mercado sofrem o impacto provocado pela mudança dos produtos manufaturados.

Neste seminário você conhecerá as iniciativas de Indústria 4.0 bem-sucedidas de grandes empresas. Saberá detalhes do processo de implantação em suas fábricas, das dificuldades enfrentadas, custos e os resultados obtidos pelas empresas: Bosch, Embraer, Volkswagen, Coca-Cola Femsa e Basf.

Não perca a oportunidade de obter a melhoria do nível de produtividade de sua indústria que pode ser ainda mais eficiente e competitiva. Participe!

Programa de Palestras

08h30 – Credenciamento

09h00 – MES (Manufacturing Execution System ou Sistema para Execução na Manufatura) Preparando a Manufatura para a Indústria 4.0

  • Maturidade para a Indústria 4.0
  • Sistemas de Manufatura na Jornada para Indústria 4.0
  • O papel do MES na Jornada 4.0

Marcelo Francisco Pinto – Diretor Executivo da PPI-Multitask

MBA pela Fundação Dom Cabral e Sauder School of Business Canada, Engenheiro Eletrônico pela Universidade Mackenzie, Profissional Certificado MESA (Manufacuring Enterprise Solutions Association), com carreira dedicada à Excelência Operacional nas Indústrias através de soluções de TI para Manufatura e Automação Industrial. Em 2016, participou da Imersão em Ecossistemas de Inovação em polos alemães com competências acumuladas em inovação e manufatura avançada, especializando-se na Indústria 4.0.

10h30 – Coffee Break

10h50 – A Jornada para a Indústria 4.0

  • A revolução Industrial – Oportunidades e Desafios
  • A evolução para uma manufatura inteligente – Como iniciar a jornada para a Indústria 4.0
  • Exemplos Bosch no emprego Indústria 4.0

Marcelo Antônio Laranjeira – Coordenador de Vendas Técnicas Industriais Sr. da Robert Bosch
Eng. Industrial Mecânico, Mestre em Educação Corporativa, MBA Gestão Estratégica de Negócio, MBA Gestão de Pessoas, Instrutor Internacional TPM JIPM (Japan Institute of plant Maintenance), Professor MBA (Eng. Manufatura e Manutenção, Qualidade e Processos Automotivos). Coordenação da Engenharia de Manutenção, Coordenação Corporativa do Programa TPM Bosch LA, Consultor TPM, Coordenação vendas técnicas industriais (Máquinas Especiais, I 4.0 e Engenharia Industrial).

11h50 – A Estratégia de Manufatura 4.0 na Embraer 

  • A motivação pelo digital
  • A trajetória para a Indústria 4.0
  • Lições aprendidas

Carlos Lyra Villas Boas – Engenheiro de Desenvolvimento de Processos da Embraer

Engenheiro Mecânico, formado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com especialização em Administração pela FGV-SP. Há mais de 30 anos atuando na Engenharia de Manufatura da Embraer, foi responsável técnico pela implantação de Sistemas CAM, Sistemas de Simulação Digital dos Processos de Manufatura e Sistemas de Execução da Manufatura (MES).

12h50 – Almoço

14h20 – Digitalização e Indústria 4.0 aplicados para aumento da competitividade no mercado automobilístico

  • Competividade – qual a situação de competividade em que o país se encontra nesse momento
  • Digitalização – como a Volkswagen do Brasil utiliza a digitalização para ser mais competitiva e produzir carros cada vez mais complexos e conectados
  • Indústria 4.0 – exemplificação de aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 dentro do mercado automobilístico

Matheus Vinicius Felipe Vitor – Analista de Processos da Volkswagen do Brasil

Formado em Engenharia Mecânica de Produção pela FEI, com especialização em Contemporary Topics in Business Management pela Universidade de La Verne e Innovation Management pela Universidade de Stanford. Responsável pela coordenação das atividades de Indústria 4.0 e Digitalização dentro do grupo Volkswagen Região América do Sul, tendo atuado na implementação de diversos tópicos relacionados à Indústria 4.0 como: Implementação de Realidade Virtual e aumentada aplicada ao desenvolvimento de novos processos de manufatura, impressão 3D, Digital Twin, entre outros. Tendo ministrado palestras internacionais sobre o tema em Chicago, nos Estados Unidos e Stuttgart e Brauchweig ,na Alemanha.

15h20 – Centralização da Manutenção e o Avanço para a Indústria 4.0

  • Centralização da Manutenção
  • Avanços em Confiabilidade
  • Iniciativas para a Indústria 4.0

Derick Vollbrecht Bruno – Chefe de Confiabilidade da Coca-Cola Femsa

Formado em Engenharia Mecatrônica, com 16 anos de experiência em indústrias dos seguintes seguimentos: Tratamento de resíduos, Polímeros, Eletrônica e Bebidas. Há oito anos na Coca-Cola Femsa, tendo sido também Chefe de Manutenção e Chefe de Manufatura. Responsável pela Confiabilidade Industrial das 10 plantas no Brasil e à frente de diversos trabalhos de digitalização de processos e implementação do PIMS para Energia e Confiabilidade de equipamentos.

16h20 – Coffee Break

16h40 – As oportunidades da Digitalização no Universo Industrial

  • Pessoas
  • Acesso
  • Impactos nos negócios

Fabiano A. Sant Ana – Chief Digital Officer  da Basf South America

Desenvolvendo atividades focadas na Transformação Cultural e engajamento das pessoas através do acesso que as novas tecnologias digitais geram e transformam elementos antes escassas para fontes abundantes de geração de valor. Mais de 13 anos trabalhando com projetos na área industrial como Instrumentation (ISA), Anvisa / FDA CFR21 Part 11, Automation (PLCs, DCS, SCADA) e ISA S88 – Batch Management.

18h00 – Encerramento

Maiores Informações sobre o Seminário de Gestão de Energia pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

A BCN Treinamentos se reserva o direito de alterar o conteúdo do programa sem aviso prévio

Efetuar a inscrição

    Solicitar Curso

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Mensagem(Opcional)

    Curso

      Solicitar Curso

      Nome

      E-mail

      Telefone

      Mensagem(Opcional)

      Curso