Curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores – Online – Transmissão ao Vivo

Curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores

“Um Enfoque Proativo e Estratégico”

Motivação: Em um cenário competitivo, saber o que, quanto, quando e como comprar é condição essencial, portanto, entender o desenvolvimento da atividade Compras, que passou de uma função independente a uma função integrada, é de fundamental importância.

É aceito que uma competência-chave do profissional de compras é a sua habilidade de negociação, portanto, DEVEMOS aprender a negociar. Negociação não é um DOM NATURAL, é ARTE que se APRENDE, PRATICA e APERFEIÇOA. 

Objetivos do curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores

Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função “compras”, levando em consideração a mudança de uma abordagem ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo – ganha-ganha.

Capacitar o profissional a coletar, organizar, analisar dados, e sugerir melhorias no processo de aquisição de materiais. 

Público-Alvo

Profissionais da Indústria, Varejo e Serviços, que já atuam na área e buscam reciclar conceitos.

Conteúdo Programático do curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores

MÓDULO I – GESTÃO DE COMPRAS

1. Introdução

  • A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Logística Integrada
  • Função, Perfil e Desafios do Comprador Moderno

2. Processo de Compras

  • Requisição de compras (identificando a demanda)
  • Pedido de Compras (efeitos administrativos e legais)

3. RFP / RFI / RFQ: O que são, quando e como utilizar

  • RFP (Request for Proposal): Solicitação de Proposta
  • RFQ (Request For Quotation): Solicitação de Cotação
  • RFI (Request for Information): Solicitação de Informação

4. Critérios de Qualificação e Avaliação de Fornecedores

  • IQF’s: Indicadores de Avaliação
  • Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
  • SRA(Supplier Risk Assessment): Avaliação de risco

5. Estratégia de Suprimentos – Abordagem ao Mercado

  • Global Sourcing
  • RFI (Request for Information): utilizado para posicionamento estratégico

6. Soluções Tecnológicas

  • E-Procurement: Leilões de Compras e Reverso
  • Outsourcing:  vantagens e desvantagens

7. Gestão de Compras

  • TCO (Custo total de obtenção) x TBO (Benefício Total de Propriedade)
  • Cost Avoidance ou custo evitado
  • Lote Econômico de Compra
  • Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
  • O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
  • Exercícios

Módulo II – NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

“Vencedores” não são somente competentes, mas obtêm o que desejam, por meio da negociação.

1. Negociação em Compras

  • Conceito de Negociação
  • Importância da Comunicação Verbal e Corporal  nas negociações
  • As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)

2. Tipos e Características da Negociação

  • Competitiva (Ganha-Perde) – Cooperativa (Ganha-Ganha) – P/telefone
  • Habilidades e Perfil dos Negociadores

3. Ética em Compras

  • Conduta Ética

4. Indicadores de Performance (KPI’S)

Carga Horária: 08 horas

Instrutor:

  • Mestre em Administração de Empresas
  • Graduado em Administração de Empresas
  • Pós Graduado em Logística e Administração da Produção
  • 35 anos de experiência nas áreas de Logística, Produção, Adm. Materiais, Compras e Negociação em empresas dos ramos Têxtil, Metalúrgico, Eletrodoméstico, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos, Metais Especiais  e Serviços
  • Consultor /Palestrante na área da Logística – SCM
  • Ministra treinamentos de Gestão de Materiais, Compras, Suprimentos, Negociação com Fornecedores, Estoques, PPCP, Transporte e Distribuição

Para demais dúvidas sobre o curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

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