Curso de Gestão Integrada de Custos e Orçamento
“Para garantir a rentabilidade de sua empresa é essencial realizar um Planejamento Orçamentário robusto e um dos pontos essenciais nesse processo é saber como realizar um custeio de forma correta”.
Objetivos:
Apresentar os conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
Capacitar o aluno no aprofundamento e aplicação dos conceitos da Gestão de Custos, mostrando a sua integração com o processo orçamentário.
Público-Alvo:
Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.
Conteúdo Programático do Curso de Gestão Integrada de Custos e Orçamento
Módulo I – Gestão de Custos
- As diferentes classificações de custos: uso no processo de tomada de decisões
- Direto e indireto
- Fixo, semifixo e variável
- Custos e despesas
- Principais critérios e métodos de custeio: vantagens e desvantagens
- Variável
- Absorção
- Atividade (custeio ABC)
- A relação entre planejamento, orçamento e controle
- O Plano Estratégico e o Plano Orçamentário
- Balanced Scorecard: Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional
- Orçamento e o processo de criação de valor
- Modelos de condução do processo orçamentário
Módulo II – Gestão de Orçamentos
- Panorama atual do orçamento no Brasil e no mundo
- Rolling Budget e Forecast
- Orçamento por Atividades
- Orçamento Matricial
- Orçamento Base Zero
- Além do Orçamento (Beyond Budgeting)
- Construção do orçamento
- Orçamentos operacionais: plano de vendas, de produção, de recursos humanos, de compras, de gastos de capital e de despesas operacionais e financeiras
- Atividade prática:
- Elaboração do Plano Orçamentário e tomada de decisão, projeção de DRE, balanço patrimonial e fluxo de caixa
- Analise dos pontos estratégicos do planejamento financeiro: capital de giro, CAPEX, ponto de equilíbrio e alavancagem
- Análise estratégica dos indicadores financeiros de lucratividade, rentabilidade, liquidez, endividamento, ciclo financeiro e operacional
Carga Horária: 16 horas
Instrutora
- Doutoranda em Administração – FEA/USP
- Mestra em Contabilidade e Finanças – PUC/SP
- Economista – PUC/SP
- MBA em Gestão Financeira e Controladoria – FGV/SP (Certificate in English ) – Cambridge University
- Professora Bilíngue de Finanças e Contabilidade em cursos de graduação, pós graduação e especialização ministrados em universidades, escolas de negócios e treinamentos in-company.
- Palestrante Bilíngue nas áreas de Economia, Finanças e Contabilidade.
- Sócia de consultoria desenvolvendo projetos de reestruturação de empresas “turnaround”, criação e implantação de Start-Up.
- Atuou em cargos de liderança nas áreas financeira e contábil no Brasil e Exterior nas empresas Bosch e Grupo Tetra Laval, atuação internacional como expatriada na Suécia na implantação do ERP/SAP em empresas na Europa e Ásia.
- Palestrante em workshops de finanças na Suécia, China, Japão e Taiwan.
Mais Informações sobre o curso Curso de Gestão Integrada de Custos e Orçamento pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714