Curso de Strategic Pricing – A precificação como Instrumento de Rentabilidade

Curso de Strategic Pricing – A precificação como Instrumento de Rentabilidade

Apresentação:

No composto de marketing (os 4 P’s – produto, preço, praça e promoção), o preço é o único item que gera receita direta à organização. Uma pequena variação no preço praticado pode ter um impacto significativo (positivo ou negativo) na lucratividade. Toda empresa tem a possibilidade de trabalhar preços de uma maneira estratégica, considerando os diversos clientes, a segmentação do mercado, a concorrência, entre outros, em busca do melhor resultado econômico. Mas poucas fazem isso!

Adicionar determinada margem de lucro ao custo de produção de um produto ou da prestação de um serviço é uma maneira muito utilizada de precificação, mas está distante de ser a mais eficiente. Se fosse assim, todos os smartphones teriam um preço muito similar, mas não é isso que ocorre, pois os consumidores têm percepções diferentes sobre eles. Isto dá uma indicação da importância de se entender e saber controlar as variáveis que influenciam o valor de um produto ou serviço.

O curso de Strategic Pricing permitirá aos participantes a aplicação prática destes conceitos para a formação de preços, assim como definir um conjunto de ações para o desenvolvimento de um processo de precificação mais efetivo na melhoria da lucratividade.

Benefícios:

Após o treinamento, o participante estará apto a:

Aplicar conceitos e ferramentas da gestão de preços no dia-a-dia dos negócios.

Identificar as atividades mercadológicas e financeiras que são impactadas pelas decisões de preços, com vistas ao atingimento dos objetivos organizacionais.

Analisar oportunidades de agregação de valor aos produtos e serviços fornecidos.

Elaborar um plano de melhorias para o processo de formação de preços da organização.

Público Alvo:

Executivos dos departamentos de marketing, vendas, compras e finanças, responsáveis ou relacionados às decisões de preços.

Objetivos do Curso de Strategic Pricing:      

  • Capacitar os participantes a aprimorar sua observação crítica das variáveis que impactam as decisões voltadas a preços, custos e resultados.
  • Proporcionar um entendimento sobre a dinâmica do processo de precificação.
  • Discutir estratégias alternativas de precificação, considerando as peculiaridades do negócio.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 1: FORMAÇÃO DE PREÇOS

1.1  Ferramentas para se estabelecer o “preço ideal”.

1.2  Abordagem do custeio para a precificação: estabelecimento do preço usando o custo; impacto da tributação sobre os preços.

1.3  Estabelecimento de um preço de venda alvo.

1.4  Abordagem dos economistas para a precificação: elasticidade-preço da demanda; preço maximizador de lucros.

1.5  Método do custo-meta: motivos para usar o custo-meta; exemplo de custeio pelo método do custo meta.

1.6  EBITDA, market share, lucratividade: KPIs que devem orientar a precificação.

1.7  Variações de preço e seus efeitos na margem de contribuição: análise do Ponto de Equilíbrio Incremental; definição de regras para concessão de descontos.

MÓDULO 2: PRECIFICAÇÃO BASE VALOR

2.1 Os dilemas de um mercado em movimento.

2.2 O preço e a estratégia competitiva.

2.3 Compreendendo a cadeia de valor.

2.4 Decisões sobre preços de produtos e serviços.

2.5 Comunicação de preço e valor.

2.6 O preço inteligente.

Instrutores:

Fábio Tescari

Doutor e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV com pesquisa sobre criação e captura de valor em relacionamentos interorganizacionais. É engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão de Empresas pela ESPM e em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Tem cerca de 20 anos de experiência executiva na indústria química, com atuação nas áreas de estratégia, vendas e marketing. Atua como consultor de empresas e instrutor de treinamentos de educação executiva. Desde 2010 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação em escolas de negócios de primeira linha.

Gisele Walczak Galilea

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (tendo recebido grau de distinção em sua defesa). Professora de Contabilidade e Finanças da Fundação Getúlio Vargas e do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Atuou 10 anos no desenvolvimento de atividades voltadas à Gestão e Planejamento Financeiro/Contábil em empresas nacionais e multinacionais (dentre as quais JBS S.A., Unibanco, PSA Peugeot Citroen). Realiza consultorias ligadas à análise de endividamento e projetos de reestruturação financeira de empresas.

Carga Horária: 16 horas

Maiores Informações sobre o curso de Strategic Pricing pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3230-2714

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