Curso de Gestão de Categorias

Treinamento de Gestão de Categorias

Curso de Gestão de Categorias

Online – Transmissão ao Vivo – Utilização do App de Webconferência ZOOM

Introdução do Curso de Gestão de Categorias

A Gestão de Categorias é um processo que consiste em dividir os itens comprados pela empresa em grupos de itens similares, de forma a gerar sinergia na função da compra e possibilitar seu gerenciamento como se fossem unidades estratégicas de negócios.

Sua importância reside no fato de que ela amplia significativamente a conveniência, a comodidade e a agilidade no processo decisório, permitindo um aumento da competitividade da organização. Muitas vezes, a gestão de categorias é vista como um pré-requisito para o sucesso de um processo de spend analysis.

Objetivos do Curso de Gestão de Categorias

  • Compreender os fundamentos da gestão de categorias e sua relevância para a gestão de compras.
  • Desenvolver habilidades para identificar e segmentar categorias de compras.
  • Aprender técnicas para analisar e gerenciar eficientemente a carteira de fornecedores e a demanda de cada categoria.
  • Desenvolver estratégias de sourcing específicas para cada categoria de compras.

Público-Alvo

Profissionais que atuam em compras e suprimentos, além de analistas, coordenadores e gerentes, que buscam aprimorar a gestão de categorias dos produtos de suas empresas.

Conteúdo Programático do Curso de Gestão de Categorias

Fundamentos

  • Definição do perfil do grupo de categorias.
  • Papel da Gestão de Categorias no processo de compras.
  • Segmentação de categorias de compras.
  • Ferramentas e técnicas para analisar a situação atual da categoria

Carteira de fornecedores

  • Métodos e variáveis para gestão de riscos.
  • Desenvolvimento de fornecedores.
  • Inteligência de mercado.

Análise de demanda

  • Tipos de demanda.
  • Ferramentas de planejamento de demanda.
  • Análise de variações e desvios na previsão de demanda.

Estratégia da categoria

  • Descrição dos objetivos e diretrizes da estratégia de categoria.
  • Como utilizar benchmarking na proposição da estratégia.
  • Disciplina de execução.

Metodologia do Curso de Gestão de Categorias

Além do conteúdo expositivo, a metodologia adotada demanda participação ativa do aluno ao longo do curso, com alta ênfase em atividades em grupo, discussões e análises críticas de problemas. Os recursos audiovisuais, casos e textos a serem analisados buscam enriquecer a interação professor-aluno, de forma a agregar conhecimento a ambas as partes.

Carga Horária: 08 horas

Instrutor

  • Doutor e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP/FGV na linha de Operações/Supply Chain com pesquisa sobre criação e captura de valor em relacionamentos interorganizacionais.
  • Engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão de Empresas pela ESPM e em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
  • Tem cerca de 20 anos de experiência executiva na indústria química, atuando como consultor de empresas e instrutor de treinamentos de educação executiva.
  • Desde 2010 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação em escolas de negócios de primeira linha, como Insper, FGV/EAESP e Ibmec.

Formas de pagamento:
• Transferência/ Depósito/ PIX ou boleto: parcela única
• Cartão de Crédito: em até 4 vezes sem juros
• Nota de Empenho para empresas públicas

Terminou o treinamento e ainda ficou com alguma dúvida?
Após o término do treinamento os alunos terão 30 dias para solucionar suas dúvidas com o professor por e-mail.

Este treinamento também pode ser realizado in company no formato presencial ou online.

Mais Informações sobre o Curso de Gestão de Categorias fale conosco através do WhatsApp (11) 3230-2714 ou no atendimento@bcntreinamentos.com.br.

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