Curso de Indicadores de RH – Online – Transmissão ao vivo

Indicadores para RH: transforme cultura e direcionadores em informação objetiva

A prática de análises objetivas deixou de ser um critério diferenciador para se tornar um qualificador de mercado: ou a empresa toma decisões analiticamente embasadas, ou estará fora dele em pouco tempo.

Atualmente, todas as funções das empresas se veem frente aos desafios da transformação tecnológica, em que a adoção de uma cultura de tomada de decisão suportada por dados é a base para a criação de contextos compartilhados e encurtam o caminho para o consenso com base na transparência para as decisões.

No RH, particularmente, a criação de indicadores pavimenta o caminho para a adoção do People Analytics por meio de um amplo e objetivo posicionamento do panorama das políticas de gestão, do reconhecimento do Capital Humano e da Cultura Corporativa.

Público-Alvo:

Profissionais de RH, gestores de equipe, analistas e interessados na utilização de dados para a criação e interpretação de direcionadores objetivos.

Objetivos do curso de Indicadores de RH:

Neste curso são apresentados os direcionadores e exercitada a criação de indicadores com contexto em subsistemas de RH, como seleção, performance, treinamento, desenvolvimento, diversidade, engajamento.

Também são abordadas questões relacionadas a (i) interpretação e processo de tomada de decisões analiticamente embasada, (ii) desafios com a origem dos dados e (iii) gestão, objetivos e melhoria contínua de dashboards.

Metodologia:

Neste curso são utilizadas bases de dados reais para exercitar a criação e interpretação de indicadores para a tomada de decisão sobre gestão de políticas e planos de ação de Recursos Humanos.  Indicadores operacionais, estratégicos e voltados a estudos especiais são abordados, com a utilização de metodologias ativas de aprendizado.

Os alunos poderão optar por solucionar, por meio de indicadores, questões dadas em aula ou desafios reais de suas empresas (usando bases de dados que serão fornecidas).

O curso demanda a participação ativa dos alunos: a cada dia de aula serão direcionados exercícios a serem resolvidos até a aula seguinte, que se inicia com soluções e interpretações de alunos.

Por ser uma ferramenta com grande disponibilidade, os exemplos e exercícios são conduzidos usando o MS Excel, mas ferramentas mais avançadas podem ser expostas. Independentemente da ferramenta, o foco está em os alunos desenvolverem a capacidade de criação analítica, comunicando e analisando operação, metas e cultura por meio de informação objetiva.

Conteúdo Programático do Curso de Indicadores de RH:

Dia 1: conceitos básicos e frameworks para a criação de indicadores

  • Importância do uso de informação objetiva e analytics
  • Como a indicadores podem combater vieses na tomada de decisão
  • Obtenção e qualidade dos dados
  • Criação de indicadores com real agregação de valor, baselines e tendências

Dia 2: criação e interpretação de indicadores para Seleção, Treinamento, Diversidade.

  • Criar, interpretar e questionar indicadores.
  • O que é básico e o ajuste à cultura da empresa.
  • Indicadores operacionais versus indicadores estratégicos.

Dia 3: criação e interpretação de indicadores para  Encarreiramento, Desligamentos, Performance & Meritocracia

  • Criar, interpretar e questionar indicadores.
  • O que é básico e o ajuste à cultura da empresa.
  • Indicadores operacionais versus indicadores estratégicos.

Dia 4: processo de gestão e análises por indicadores

  • Gestão e exemplos de Indicadores para Comitês de RH
  • Desenho e gestão de Dashboards

Carga Horária: 12 horas

Instrutor:

  • Professor convidado da faculdades de primeira linha e consultor para treinamento e soluções de People Analytics e Gestão Embasada por Dados.

  • Líder da estruturação e primeiras abordagens de People Analytics no Itaú Unibanco. Tem também em seu histórico profissional passagens pelos temas de Gestão de Performance (individual e corporativa/BSC), Business Process Management, Planejamento Comercial e Project Finance.

  • Doutorando em Eng. de Produção (Poli/USP), desenvolve pesquisa em Gestão de People Analytics e Estratégia de TI. Graduado em Eng. Civil (Poli/USP), com MBA em Gestão de Operações (USP) e pós-graduação em Análise e Reestruturação de Empresas (FGV).

  • Atua em ambientes de alinhamento complexo entre TI, RH e Negócios, originados pela necessidade de criação de valor por meio do diálogo entre as visões tecnológica e humana.

Modalidade: 

Transmissão Online – O curso será transmitido ao vivo e os alunos poderão assistir num computador que tenha acesso à internet. Os alunos poderão interagir com o instrutor, fazendo comentários e tirando suas dúvidas durante o curso.

Mais Informações sobre o curso de Indicadores de RH pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

    Solicitar Curso

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Mensagem(Opcional)

    Curso

      Solicitar Curso

      Nome

      E-mail

      Telefone

      Mensagem(Opcional)

      Curso