Curso de Estatística Básica para RH – Online – Transmissão ao Vivo

Curso Estatística Básica RH

Conceitos básicos e aplicações de estatística para Recursos Humanos (RH)

A adoção de uma cultura de tomada de decisão suportada por evidências passou a ser essencial para a análise das políticas, regras e planos de ação direcionados à obtenção de resultados. Através do uso de dados, também torna-se mais clara a definição de cenários e a proposição de metas realistas a serem perseguidas.

No RH, o uso de dados para gestão e avaliação das mudanças de cenário do Capital Humano oferece uma visão ampliada aos profissionais que buscam o delicado equilíbrio entre a administração de políticas corporativas e a gestão pessoal.

Objetivos do curso de Estatística para RH

Neste curso são apresentados os conceitos básicos e exemplos de aplicação prática da estatística no dia-a-dia de Recursos Humanos. Através dele, os profissionais de RH poderão adotar práticas analíticas e compreender os dados à sua disposição: o que podem concluir e também compreender o que pode não ser alcançável pelo uso de dados.

Público-Alvo

Profissionais de RH e de Gestão de Pessoas, analistas e interessados em análises de dados no contexto corporativo.

Metodologia

Neste curso são utilizados exemplos do dia-a-dia para apresentar e discutir interativamente com os alunos os usos básicos da estatística no RH. São apresentados casos de uso seguidos de discussões participativas dos fundamentos, para então serem oferecidos exercícios similares de fixação e aprofundamento assíncronos (ou seja: após a aula e acompanhados de soluções).

Sempre que viável, os exemplos são conduzidos usando o MS Excel, mas ferramentas mais avançadas poderão ser expostas a título de demonstração. Independentemente da ferramenta, o foco é a utilidade da estatística para o profissional de RH: como usar dar significado a dados, transformando-os em informação útil para decidir e desenhar planos de ação.

Conteúdo Programático do curso de Estatística para RH

Módulo I – Dia 1: 

  • O que são dados e informações? De onde vêm e os cuidados com os dados de RH. Como transformar o que sabemos em dados utilizáveis. Aplicações para a análise da eficiência global da força de trabalho e do RH.
  • Os diferentes tipos de dados: variáveis categóricas e quantitativas. Aplicações para análise da remuneração considerando as diferentes arquiteturas de capital humano.
  • Medidas para compreensão dos dados (média, desvio, erro, frequências absoluta, relativa e percentual, regra dos cinco itens, valores atípicos e outras medidas). Aplicações na análise de performance e da meritocracia.

Módulo II – Dia 2: 

  • Sintetizando dados: condensar uma grande quantidade de informações e melhores práticas ao construir gráficos. Aplicações para a compreensão do atrito e o desenho de ações.
  • Quando não temos todos os dados: como criar amostras. Aplicação a planos de ação na escolha de parceiros em Seleção.

Módulo III – Dia 3:

  • Medindo desigualdades: aplicando o índice de Gini para apontar questões de diversidade corporativa.
  • Análise preditiva: como fazer, interpretar e sustentar modelos preditivos. Aplicação à qualidade da seleção.
  • Cuidados práticos para a interpretação das saídas de modelos preditivos.

Carga Horária: 9 horas

Instrutor

Líder da estruturação e primeiras abordagens de People Analytics no Itaú Unibanco, atualmente é consultor de estruturação, treinamento, modelagem e deployment de People Analytics.

Doutorando em Eng. de Produção (Poli/USP), desenvolve pesquisa em Gestão de People Analytics e Estratégia de TI. Graduado em Eng. Civil (Poli/USP), com MBA em Gestão de Operações (USP) e pós-graduação em Análise e Reestruturação de Empresas (FGV).

Mais informações sobre o Curso de Estatística Básica para RH entrar em contato pelo e-mail Atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3230-2714

    Solicitar Curso

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Mensagem(Opcional)

    Curso

      Solicitar Curso

      Nome

      E-mail

      Telefone

      Mensagem(Opcional)

      Curso